Sente-se cansado? Talvez você esteja doente e não saiba

Sempre que você está doente, seu sistema imunológico gasta muita energia para combater o problema. Isto causa cansaço, o que explica porque este é um sintoma comum de muitas doenças.

A fadiga pode ser puramente física, emocional ou psicológica. Na verdade, o estresse pode reduzir os níveis de energia. As pessoas também se sentem pressionadas pela sociedade para estar sempre em movimento, o que é pouco realista para alguns de nós. Nem todos estamos destinados a trabalhar tão pesado como os burros de carga.
Mas, em todo o caso, aqui estão as doenças mais comuns que têm o cansaço como sintoma principal.

Sente-se cansado Talvez você esteja doente

HIPERTIREOIDISMO
A tireoide é uma glândula pequena que pode ser encontrada na parte anterior do pescoço. Sua função é regular o sistema imunológico e os níveis de energia. Esta é uma das duas doenças relacionadas ao cansaço encontradas com mais frequência.
Além da fadiga, outros sintomas que podem ajudar na identificação desta doença incluem: extremidades frias; pele ressecada; constipação; ou aumento de peso.

INSUFICIÊNCIA RENAL
A doença ocorre quando as glândulas suprarrenais funcionam mal, o que provoca falta de cortisol. Outros sintomas associados podem incluir: perda de peso; diarreia; hiperpigmentação (manchas escuras na pele); atordoamento; ou dor abdominal.

SÍNDROME DE FADIGA CRÔNICA
Esta doença é caracterizada por um cansaço debilitante, onde praticamente qualquer tarefa comum pode parecer um pesadelo impossível. Cerca de um quarto de todas as pessoas que sofrem com este problema estão prostradas na cama. A doença pode ser provocada por uma inflamação excessiva decorrente de atividades leves. Outros sintomas associados incluem pensamentos nebulosos e dores.

ANEMIA
Anemia é a condição em que o sangue não tem células saudáveis suficientes para transportar oxigênio pelo corpo. A doença tem muitas formas diferentes, mas todas causam fadiga. O problema pode ser decorrente de carência de ferro, deficiência de vitamina B12 ou pólipos. Todos têm um tratamento específico. Além do cansaço, outros sintomas que poderiam indicar anemia incluem: unhas quebradiças; batimentos cardíacos acelerados; tontura; dor de cabeça; ou palidez.

DIABETES
O organismo do diabético trabalha por mais horas para tentar administrar os níveis de glicose no sangue. O cansaço é um dos principais sintomas que podem ajudar a diagnosticar a doença. Outros incluem sede desenfreada e vontade frequente de urinar.

DEPRESSÃO CLÍNICA
Embora seja uma doença difícil de diagnosticar clinicamente, a depressão certamente está relacionada à fadiga. A tristeza impede que a pessoa tenha a energia necessária para realizar as tarefas do dia a dia. Outros sintomas que podem indicar problemas psicológicos incluem, ainda, perda de apetite e falta de concentração.

ENDOCARDITE
A endocardite é uma inflamação ou infecção cardíaca que ocorre quando bactérias são transportadas pelo sangue e ficam armazenadas no revestimento interno do coração. Pessoas com válvulas cardíacas artificiais e problemas cardíacos correm mais risco de desenvolver a doença. Os tratamentos incluem terapia antimicrobiana e, possivelmente, cirurgia. Outros sintomas que devem ser considerados incluem calafrios e febre.

APNEIA DO SONO
Algo muito importante para dormir bem é ter um padrão respiratório constante. Quando há um rompimento da respiração prolongada, o sono pode ser interrompido e levar ao cansaço durante o dia. Este não é um problema potencialmente fatal, mas a diminuição dos níveis de energia certamente afeta a saúde. Os efeitos podem ser mais intensos caso haja combinação com outra enfermidade. Qualquer um que durma do seu lado pode ser capaz de identificar se você tem dificuldades para respirar à noite. Verifique se a pessoa percebeu alguma pausa em sua respiração durante um minuto, até surgir uma tosse ou chiado. Outros sintomas podem incluir roncos altos.

Deixe uma resposta