Hábitos saudáveis para melhorar nossa memória

Nós lidamos diariamente com uma grande quantidade de informações que chegam por diversas vias e em contextos onde desempenhamos várias atividades, em casa, no trabalho e na escola. Os diversos papeis que desempenhamos em cada uma dessas facetas que temos que assumir produzem uma variedade de novas experiências que vão se armazenando em nossa memória.

A nossa mente trabalha constantemente para catalogar cada uma das experiências que vivemos e armazena-las na memória, segundo a ordem de interesse e relevância que existe para cada uma.

Hábitos saudáveis para melhorar nossa memória

A memória de longo prazo se encarrega de armazenar nomes, datas, rostos, aprendizagens adquiridas e as que utilizamos diariamente, gostos, aquilo que degusta, enfim, todas as informações que formam parte do nosso dia-a-dia e que utilizamos frequentemente em nossa rotina.

A memoria de curto prazo armazena por pequenos espaços de tempo as informações que são descartáveis ou descartadas, todo aquilo que observamos no dia-a-dia, mas que no final não voltaremos a utilizar porque não são necessárias ou relevantes, assim como o menu do restaurante, o rosto do motorista do ônibus que tomamos para voltar para casa.

Contudo, às vezes a memória não tem informação suficiente para fixar em um espaço de longo prazo e podemos esquecer coisas que são relevantes, como uma data de aniversário ou a consulta do médico, apesar do cérebro haver assumido que eram coisas importantes, ele simplesmente não gravou em nossa memória.

Muitas vezes, o estresse provoca estes lapsos involuntários, o excesso de responsabilidade e compromissos podem fazer com que esqueçamos alguns deles e fica impossível recordar de tudo que necessitamos diariamente.

Melhorar nossa memória pode ser necessário para que nossas ideias e pensamentos logrem ser armazenados de maneira mais organizada e eficaz em nossas mentes, deixando tudo mais fácil para recordar e lidar com uma quantidade maior de informações, cumprindo, portanto nossos compromissos com as responsabilidades.

Como melhorar nossa memória?

Para isso basta empenharmos em fazer nossos neurônios trabalharem um pouco mais cada dia, fazendo a memória começar a funcionar totalmente, já que ao exercitar nossas mentes estamos conseguindo que o nosso cérebro seja capaz de desempenhar as diversas capacidades de maneira mais eficiente.

Uma alimentação equilibrada também faz com que nossa mente trabalhe melhor, já que o nosso corpo ao receber todos os nutrientes necessários, consegue suprir suas necessidades, fazendo com que o cérebro desempenhe suas funções e mantenha-se ativo, de modo que nossas ideias e pensamentos fluam melhor.

Da mesma forma, manter-se hidratado é vital para um ótimo funcionamento da memória e das capacidades mentais. A água é a principal fonte de hidratação para os seres vivos e para ficarmos saudáveis temos de consumir, no mínimo 4 litros de água por dia.

Portanto, evite o sedentarismo e a falta de alguma atividade física, pois isso faz com que a memória e o cérebro trabalhem de maneira adequada. Quando mantemos nosso corpo saudável, com uma rotina simples de exercícios, nossa mente se preocupa menos com sua manutenção e pode funcionar melhor em outras áreas do pensamento.

Finalmente, penso que vale a pena mencionar que existem alguns suplementos naturais que alimentam o cérebro, conseguindo uma melhora nas funções cognitivas.

A memória é uma ferramenta vital aos seres humanos para desempenhar as obrigações diárias, já que permite manejar e armazenar todas as informações relevantes. Cuidar dela desde a idade mais tenra vai nos assegurar uma vida feliz e produtiva.

Deixe uma resposta