Dormir bem pode melhorar nossa memória

A hora de dormir significa para muitas pessoas o momento mais esperado do dia, pois podem descansar de todas as tarefas e obrigações diárias e recuperar as energias que são tão importantes ao nosso corpo e cérebro, depois de passar horas trabalhando arduamente.

Dormir bem pode melhorar nossa memória
Dormir é uma necessidade básica do nosso organismo, os neurônios se regeneram e cumprem grande parte das suas funções enquanto dormimos. O cérebro aproveita este momento de inatividade para fazer uma revisão em todas as necessidades que devem ser satisfeitas para obter um funcionamento perfeito.

As crianças necessitam dormir uma média de 10 horas por dia e na idade adulta necessitam de 8 horas de sono por dia para manter o corpo e a mente saudáveis e ativos, além, é claro, de uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios adequados à nossa faixa etária e capacidades físicas.

Dormir bem resulta na solução chave para asseguramos uma boa memória, já que durante as horas de sono a nossa mente se encarrega de selecionar as aprendizagens relevantes que acumulamos durante o dia e assimilar em nossa memória para ser utilizados quando for necessário no futuro.

Além do mais, dormir bem nos dá vitalidade, força e energia necessárias para suprir nossas demandas de rotina no lar, na escola e no local de trabalho, permitindo que a mente processe eficazmente as informações que recebe e que reaja adequadamente a todos os estímulos que vem do exterior.

Existe um refrão que diz: “Precisamos consultar com o travesseiro”, fazendo referência ao fato de que quando vamos dormir pensando em alguma coisa, o cérebro segue trabalhando ao invés do nosso corpo dormir. Uma situação semelhante ao fato de repassarmos alguma lição antes de dormir, a memória fixa o conteúdo com mais facilidade.

Durante a noite, o nosso corpo dorme enquanto a mente segue trabalhando, inclusive os sonhos que temos são produtos de um trabalho complexo cerebral que inclui uma série de eventos relevantes que podem carecer de sentido e lógica, ou sonhos reveladores e recorrentes.

Estudos revelam que quando sonhamos com pessoas que nos parecem desconhecidas, realmente cruzamos com elas em alguma oportunidade, mas que não significaram nada, a nossa mente memoriza seus rostos e ações e podem trazê-las de volta na hora do sonho.

Conselhos para dormir bem e melhorar nossa memória

Às vezes acontece de não conseguirmos conciliar o sono, ainda que sentimos cansados, isso porque alguma preocupação nos invade e não conseguimos deixar de pensar nas soluções e em oportunidades. Porém, quando isso acontece e acabamos dormindo, temos sonhos e pesadelos relacionados com a preocupação que deixa nossa noite muito incômoda.

Para evitar que problemas e angustias perturbem nosso descanso, podemos tentar dormir com fundo musical relaxante, tomar um copo de água natural antes de ir para a cama, além de ventilação adequada e cama confortável para que o corpo se sinta relaxado.

Dessa maneira, permitiremos que nosso corpo descanse e que a mente cumpra com suas funções enquanto dormimos, já que se não dormimos o suficiente, subtraímos a capacidade da memória e das funções cognitivas que são privadas de um momento ideal para trabalhar eficientemente.

Deixe uma resposta