Alimentos que baixam o colesterol e ajudam o coração.

A seguir, mostraremos alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta diária para melhorar o funcionamento do coração e baixar o colesterol alto.

Como se sabe, o colesterol obstrui as artérias e provoca muitas doenças cardíacas graves. A inclusão destes alimentos na dieta diária ajudará a manter o coração saudável e os níveis de colesterol normais.

um pouco de vinho tinto pode ser uma opção saudável para o coração.
Vamos conhecer esses ingredientes:

Ervas:
As ervas frescas são muito saudáveis para o coração e ideais para quem precisa substituir o sal. Esses ingredientes ajudam a eliminar as gorduras e baixar o colesterol.
Além de maximizarem o sabor, as ervas também são benéficas para o coração, o que evita problemas como: doenças cardíacas, derrame cerebral, pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes.
Ervas recomendadas: alecrim, sálvia, orégano e tomilho. Todas contêm antioxidantes.

Feijão preto
Estes grãos estão repletos de nutrientes saudáveis para o coração, como ácido fólico, antioxidantes, magnésio para reduzir a pressão arterial e fibras – que ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Sugestão: o feijão preto é ideal como ingrediente de sopas e saladas. Lave para eliminar o excesso de sódio.

Vinho tinto e resveratrol
Se você bebe álcool, um pouco de vinho tinto pode ser uma opção saudável para o coração. O resveratrol e as catequinas são dois antioxidantes presentes na bebida, os quais protegem as paredes arteriais. O álcool também pode aumentar o HDL, o colesterol bom.
Conselho: as mulheres não devem beber mais de uma dose por dia. Os homens podem consumir uma ou duas doses. Antes de mais nada, fale com seu médico. O álcool pode causar problemas para pessoas que tomam aspirina e outros medicamentos. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas faz mal para o coração.

Salmão: um alimento maravilhoso
Este é um ingrediente excelente para a saúde do coração, rico em EPA e DHA, ambos da família do ômega 3. O risco de ter baixos níveis de ômega 3 pode causar arritmia e levar à morte repentina por problemas cardíacos. O salmão também baixa os níveis de triglicerídeos do sangue e reduz as inflamações. A Associação Americana do Coração recomenda o consumo de duas porções de salmão e outros peixes gordurosos por semana.
Conselho: embrulhe o peixe em papel alumínio junto com ervas e verduras. Misture as sobras de salmão cozido em tacos de peixe e saladas.

Atum, rico em ômega 3
O atum é uma boa fonte de ômega 3, saudável para o coração e, em geral, custa menos que o salmão. A albacora (atum amarelo) contém mais ácidos graxos ômega 3 do que outras variedades de atum. Mais fontes de ômega-3 entre os peixes são: cavala, arenque, truta de lago, sardinha e anchova.
Sugestão: filé de atum grelhado com endro e limão; prefira o atum enlatado em água em vez de óleo.

Azeite de Oliva Extra Virgem
Este azeite é produzido a partir das azeitonas, que são especialmente ricas em polifenóis saudáveis para o coração, chamados antioxidantes, e gorduras monoinsaturadas. A substituição da gordura saturada (como a manteiga) por azeite de oliva pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Os polifenóis protegem os vasos sanguíneos.
Conselho: Acrescente a saladas, verduras cozidas ou pães.

Laranja
Esta fruta doce e suculenta contém a fibra pectina, que combate o colesterol alto, e potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Um pequeno estudo mostrou que a laranja pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e baixar ligeiramente a pressão arterial, graças ao antioxidante hesperidina.
Sugestão: Uma laranja média contém cerca de 62 calorias e 3 gramas de fibras.

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